Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Quinta - 21 de Julho de 2011 às 07:48
Por: Amanda Cieglinski

    Imprimir


Até 19 de agosto, as instituições de ensino superior devem inscrever seus alunos concluintes, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2011. As provas serão aplicadas em 6 de novembro e a participação é obrigatória. O estudante que não fizer o Enade - mesmo que não tenha sido inscrito por erro da instituição - fica impedido de receber o diploma.

Este ano, podem participar do Enade estudantes de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Também farão as provas os matriculados em cursos superiores de tecnologia em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

Até o ano passado, participavam do Enade os alunos que estavam iniciando e concluindo o curso superior, porque o objetivo era avaliar os conhecimentos e habilidades adquiridos durante a formação. Mas, a partir deste ano, os ingressantes serão dispensados e a avaliação inicial será medida por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado aos estudantes no fim do ensino médio. Ainda assim, as instituições precisam inscrever os ingressantes na prova do Enade. Posteriormente o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) irá divulgar a lista dos dispensados.

A previsão do instituto é que 1,2 milhão de estudantes serão inscritos e cerca de 400 mil farão o exame, que terá 4 horas de duração. Quem perder a prova terá que esperar a próxima edição do Enade a fim de regularizar a situação para poder receber o diploma.

Inep abre cadastro para professores

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu nesta quarta-feira, 20, o período de cadastramento de professores interessados em elaborar ou revisar itens para o Banco Nacional de Itens (BNI) da educação superior. Testes serão usados para compor as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano.

Para se cadastrar, o candidato deve apresentar diploma de graduação emitido e registrado por instituição de educação superior credenciada pelo Ministério da Educação e exercer atividade docente na área escolhida. A formação acadêmica mínima exigida depende de cada área de abrangência avaliada pelo Enade de 2011 e que está descrita no anexo 2 do edital.

Os inscritos com melhor pontuação serão convocados para participar de curso de capacitação, a ser realizado de 8 a 13 de agosto, em Brasília, onde vão receber informações sobre normas, procedimentos e critérios técnicos necessários para a elaboração e revisão de itens.

Para a capacitação deste ano, os cursos avaliados pelo Enade de 2011 estão reunidos em três grupos. Cada grupo qualificará os professores em dias diferentes - ao fazer a inscrição, o candidato será informado sobre as datas. Somente depois de participar das atividades desenvolvidas na qualificação o professor será considerado apto a elaborar ou revisar as questões. Durante a formação, os participantes assinarão termo de conhecimento, compromisso e sigilo.

Os professores qualificados vão elaborar e revisar itens para organizar 34 provas. O Enade de 2011 é composto por 26 áreas de abrangência - a área de engenharia compreende oito grupos de cursos.

Área tecnológica terá conteúdo específico

Ministério da Educação já disponibilizou os conteúdos das provas específicas do Enade nas áreas de tecnologia que serão avaliados este ano: tecnologia em alimentos; tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas; tecnologia em automação industrial; tecnologia em construção de edifícios; tecnologia em fabricação mecânica; tecnologia em gestão de produção industrial; tecnologia em manutenção industrial; tecnologia em processos químicos; tecnologia em redes de computadores; tecnologia em saneamento ambiental.

A prova do Enade é composta por 30 questões de componente específico e 10 questões de formação geral cujo conteúdo, igual para todas as áreas avaliadas, será objeto de outra portaria. Também será objeto de portarias específicas a lista de conteúdos específicos das demais áreas avaliadas este ano: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia, Biologia (licenciatura e bacharelado), Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; Pedagogia (licenciatura), Educação Física, Artes Visuais e Música.
 





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/59413/visualizar/