Servidores do Detran retomam greve hoje
Presidente do Sindicato dos Funcionários do Detran (Sinetran), Maria Auxiliadora Santiago Uhde, afirma que não havia outra saída para os servidores, vez que a proposição do governo passa longe da recomposição reivindicada. Segundo ela, a categoria pleiteava correção de 90% nos salários. No entanto, o governo do Estado ofereceu verbalmente 8% para este ano e 10% anual no período de 2012 a 2014, incluindo a inflação. Na hora de formalizar, o reajuste proposto ficou ainda pior, restando para este ano apenas 4,86%, quantia que não contempla nem a valorização do índice de preços ao consumidor.
O sindicato vai manter, como manda a legislação, 30% do efetivo nas unidades do órgão em todo o Estado para atender casos de emissão do licenciamento e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencidas por mais de 30 dias. Outras atribuições do órgão, como primeiro emplacamento, por exemplo, não terão servidores em atividade. Ainda hoje a categoria realizará panfletagem nas unidades do Detran para conscientizar a população sobre o movimento paredista.
Histórico - A greve dos servidores do Detran teve início no dia 29 de junho. Doze dias depois, após acerto com o secretário da Casa Civil, José Lacerda, a categoria suspendeu o movimento, vez que o governo não negocia com servidores cujas atividades estejam paralisadas. Na semana passada, durante a retomada das negociações, o governo apresentou proposta que não satisfez os servidores. Então, o sindicato preparou uma contraproposta que, até o momento, não havia sido respondida pelo Executivo de Mato Grosso.
Comentários