Ministro conhece problemas do sistema prisional de MT
Governador Silval Barbosa encaminhou ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, mais representantes do Ministério a necessidade do aumento de vagas no Sistema Penitenciário de Mato Grosso e a regularização de carros irregulares na Bolívia. A demanda foi apresentada durante reunião em Brasília. Barbosa demonstrou a preocupação com a superlotação nas unidades penitenciárias de Mato Grosso.
“Precisamos resolver o número de vagas nos presídios e construir mais unidades em parceria com o Governo Federal. A presidenta Dilma Rousseff está interessada em lançar novos convênios e mostramos aos representantes do Ministério nossas prioridades”, afirmou.
Silval Barbosa apontou que hoje o governo do Estado está em fase de conclusão de novos Centros de Detenção Provisória (CDP) no interior de Mato Grosso. É o caso de Juína e Pontes de Lacerda, que em breve terão novas unidades com capacidade para abrigar 250 reeducandos, cada uma. Além disso, já existe convênios entre Estado e União para a construção de outro CDP em Peixoto de Azevedo, além do Projovem, unidade de reclusão para jovens que ficará em Várzea Grande.
“Mas ainda precisamos de mais vagas”, reiterou Silval Barbosa. “Na Penitenciária Central do Estado (Pascoal Ramos), em Cuiabá, temos uma capacidade de 851 reeducandos e estamos superlotados com 2.050. No Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), antigo Carumbé, a capacidade é de 290 e temos 1.290 reeducandos. Precisamos de uma nova unidade na Capital com a maior rapidez possível”, disse.
Bolívia: A determinação do governo boliviano em regularizar os carros sem documentação que se encontram no país levantou questionamentos com relação à segurança no Brasíl, principalmente na região de fronteira. Por conta desta questão, Silval Barbosa solicitou ao ministro da Justiça um posicionamento sobre este assunto.
De acordo com o governador, desde o chamamento do governo da Bolívia para regularização dos carros, em maio deste ano, até hoje, já foram identificados mais de 120 mil veículos em situação irregular. Destes, 45 mil possuem chassis e placas adulteradas ou raspadas, e 4,5 mil já foram confirmados provenientes do Brasil. Segundo Silval Barbosa, o governo Brasileiro já está tomando as providências. (Com Thiago Almeida) W.S
Comentários