Uma onça parda foi encontrada morta nesta sexta-feira no zoológico que funciona dentro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. A informação foi confirmada pela direção do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). A causa da morte ainda não foi divulgada.
O zoológico da UFMT abriga aproximadamente 400 animais de 80 espécies. A direção da universidade, responsável pelo local, não se pronunciou sobre o assunto.
Por meio de nota divulgada à imprensa nesta sexta, o presidente do Conselho de Medicina Veterinária, Verton Marques, disse que foi registrado um boletim de ocorrência na polícia ambiental.
A constatação da morte foi verificada pela presidente do CRMV de Mato Grosso do Sul, Sibele Cação, que está em Cuiabá. “Fui visitar o zoológico da UFMT e recebi a notícia de que uma onça parda havia amanhecido morta e ao questionar me informaram que ela já estava doente há tempos e sem tratamento”, relatou a presidente.
Desde o ano passado, Verton Marques informou que o Conselho vem notificando a instituição para se registrar junto à autarquia e colocar um profissional responsável técnico para cuidar do bem estar dos animais e manter o zoológico em condições aceitáveis de higiene.
Conforme o presidente do CRMV, na próxima semana será encaminhada uma denúncia ao Ministério Público Estadual. “Alertamos a universidade para que mantivesse um médico veterinário para assinar a responsabilidade técnica, bem como solicitamos o registro do mesmo nesta entidade, porém nunca obtivemos respostas”, disse.
O zoológico está há mais de dois anos sem poder receber novos animais. Isso porque a unidade está embargada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) devido à falta de um licenciamento ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
Comentários