Com sinal verde, Petrobras conclui compra da Gas Brasiliano
Pouco mais de um ano após o anúncio da compra, a Petrobras finalmente anunciou a conclusão do processo de aquisição da distribuidora Gas Brasiliano, que atende 375 cidades da região noroeste de São Paulo.
A distribuidora era controlada pela italiana Eni. A estatal brasileira desembolsou US$ 271 milhões no negócio. O valor ainda estará sujeito a um ajuste referente ao capital de giro existente na data 31/07/2011, segundo informou a Petrobras.
A conclusão do negócio dependia da aprovação da Arsesp (Agência Reguladora de Energia e Saneamento de São Paulo), que alegava temer "impactos concorrenciais" ao mercado de gás com a chegada da Petrobras ao mercado. A operação já tinha sido aprovada no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Na eleição do ano passado, o negócio entre Petrobras e Gas Brasiliano foi levantado nos debates entre a a presidente Dilma Rousseff, então candidata pelo PT, e o ex-governador de São Paulo, José Serra, que integrava a chapa liderada pelo PSDB.
Dilma acusou o governo de São Paulo de tentar impedir o negócio. Serra negou ter interferido no processo que corria na agência reguladora paulista.
Comentários