Caminhões explodem e 3 pessoas são carbonizadas
Três pessoas morreram carbonizadas em uma colisão entre 2 caminhões na estrada que liga Cuiabá ao município de Jangada. O caminhão bi-trem Volvo FH carregado de soja e a carreta Iveco Stralis vazia explodiram logo que bateram de frente e as pessoas que estavam dentro delas não conseguiram sair a tempo. O acidente aconteceu 30 quilômetros após o Trevo do Lagarto, no sentido Cuiabá-Jangadá, por volta das 11h30.
Dentro do que restou das cabines, estavam ossos carbonizados. O motorista do bi-caçamba estava sozinho. Na carreta estavam duas pessoas. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada pelo telefone de emergência por um caminheiro que passava pelo local.
Depois de cerca de 30 minutos, o Corpo de Bombeiros chegou ao local e controlou as chamas, que já tinham se espalhado e queimado cerca de 1 quilômetro de vegetação local dos 2 lados da pista. Os bombeiros continuaram no local devido aos focos de incêndio que surgiam. Como não tinham testemunhas, ainda não se sabe o que causou a colisão. Até o fechamento desta edição, não haviam identificado as duas pessoas que estavam na carreta simples.
Segundo o caminhoneiro Manuel Cosmos, 30, uma das vítimas era um colega de trabalho, que fazia o mesmo trajeto que ele para transportar soja. Manuel conta que o nome do amigo era Thiago Mendes Lima e que ele tinha 28 anos. Diz também que eles trabalham para uma transportadora de Rondonópolis, carregaram a soja em Tangará, com destino à Alto Araguaia. Manuel fala que eles estavam descansados e que a última vez que falou com o Thiago foi durante uma transmissão de rádio pouco antes do acidente.
"Estávamos conversando e ele me avisou que ia fazer uma ultrapassagem. Depois disso, não consegui mais contato. Pouco depois, fiquei sabendo pelo rádio sobre o acidente".
O caminhoneiro entrou em contato com a transportadora para avisar sobre a morte de Thiago, mas não teve coragem, segundo ele, de avisar a família. Os outros 2 caminhoneiros não tinham sido identificados até o fechamento desta edição.
"Tomamos um café no Xaxim e íamos almoçar em Cuiabá. Ele estava bem, animado. Estava com um filhinho de 60 dias. É muito triste isso".
No local, a cena apontava para a violência da colisão. Da carreta simples, sobraram ferragens. A cabine do caminhão ficou totalmente destruída e alguns pedaços foram arremessados a alguns metros de distância. A cabine do bi-trem quase que totalmente destruída. Partes dos 2 veículos estavam espalhadas pela rodovia, onde também tinha muito óleo. Próximo à pista, do lado direito de quem seguia para Jangada, havia muita soja.
O aspirante Ascendino, do Corpo de Bombeiros, contou que logo que a equipe chegou ao local fez o possível para evitar novas explosões devido à quantidade de óleo que tinha na pista e que não tinha como saber como foi o acidente ou o que motivou por causa das condições em que estavam os veículos. A perícia chegou ao local após cerca de duas horas. O IML foi chamado para levar os restos dos corpos.
Por causa do perigo de novas explosões e do óleo derramado, a Polícia Rodoviária Federal parou o tráfego no local, formando um congestionamento de cerca de 10 quilômetros de carretas e carros pequenos nos 2 sentidos. A passagem dos veículos foi liberada no sentido Jangada-Cuiabá primeiro, por volta das 13h. Como metade da pista estava com destroços e óleo, uma equipe da PRF ficou administrando o tráfego no local, alternando a liberação da passagem para reduzir o congestionamento dos 2 lados.
O Corpo de Bombeiros aguardava a perícia chegar para poder modificar a cena do acidente e apagar totalmente os focos de incêndio, além de fazer os procedimentos necessários para limpar o óleo da pista no sentido Cuiabá-Jangada.
Trecho perigoso - Do começo deste ano até quinta-feira (28), 301 acidentes foram registrados no trecho entre o Trevo do Lagarto e Posto Gil, mais precisamente do Km 434 ao 587 da BR-364. Destes, 133 vítimas tiveram ferimentos leves, 32 saíram em estado grave e 18 morreram. Em todo o Estado, neste mesmo período ocorreram 2.236 acidentes.
Pouco antes do local onde morreram 3 pessoas carbonizadas em uma colisão entre 2 caminhões há uma placa alertando para o alto número de acidentes naquele trecho, chamando a atenção para que os motoristas tenham mais cuidado. Ontem, alguns quilômetros antes do local onde tudo estava parado por causa da batida e explosão, uma outra carreta tombou na pastagem ao lado da pista no sentido Cuiabá-Jangada. Neste acidente, não houve feridos.
O sargento Oscarino Fernandes da Silva, do Corpo de Bombeiros, estava no local do acidente mais grave e revelou que a maior parte dos atendimentos de acidentes em rodovias na Baixada Cuiabana acontece naquele trecho. Segundo ele, é visível que a maior parte é causada pela imprudência dos motoristas, que não respeitam a sinalização, a velocidade máxima permitida ou tentam ultrapassagens perigosas.
Ele diz que as pessoas querem reduzir o tempo de viagem cometendo atos que colocam a vida delas em risco, sem pensar que essa pressa pode custar muito caro. "Quando acidentes como este acontecem, a distância acaba ficando muito curta", diz o sargento.
A assessoria de imprensa da Polícia Rodoviária disse que é preciso ter atenção nas estradas Mato-grossenses, pois o número de veículos de grande porte é muito grande. Um estudo feito pela corporação no ano passado revelou que 70% dos 3.737 acidentes que ocorreram em estradas federais durante 2010 tiveram envolvimento de caminhões ou carretas. Conforme a PRF, nestes acidentes, 1.989 pessoas tiveram ferimentos leves, 667 lesões graves e 233 morreram.
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