21 hectares de área de APP são desmatados
Cerca de 21 hectares de uma Área de Preservação Permanente (APP) do Distrito Industrial de Cuiabá foram desmatados para pecuária. Há 2 semanas um funcionário iniciou o trabalho de corte da vegetação com trator esteira. A máquina passou primeiro em cerca de 50 metros da margem para dentro da cerca e a atividade ilegal passou despercebida com o mato alto existente no acostamento. Dentro da área já existe uma chácara construída, onde fica guardada a máquina utilizada no desmate e cerca de 10 bois.
O desmatamento atinge 70% da APP e fica de frente para um aeroporto particular. Na margem da pista, alguns bovinos da propriedade do suposto proprietário pastoreiam, mesmo que a atividade seja proibida dentro do Distrito desde sua criação, há 32 anos. Segundo denúncia, o trabalho do trator seria para promover uma "limpeza" na área.
Conforme denúncia recebida pela reportagem, o funcionário atua sob ordens de "Matias Borges". Uma casa azul, onde estava o trator de esteira parado em frente a ela seria de propriedade de Matias.
A chácara está dentro da APP, afirma o secretário-executivo da Associação das Empresários do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic), Sebastião Rodrigues Monteiro. Ele diz que o mapa do Distrito aponta isso e como se trata de APP não é permitido alterá-la.
Outro lado - Na chácara, uma mulher encontrada como responsável não quis repassar o contato do suposto proprietário. Em contato com o funcionário "Joênio" também informou não ter autorização para passar o telefone de Matias. Segundo o funcionário, ele é o proprietário e no próximo dia 18 de agosto terá uma audiência para apresentar "toda a documentação". O trabalho de corte da vegetação foi ordenado por Matias.
Comentários