PT debate hoje estratégia para 2012 e polêmica sobre prévias
Alguns dos principais ministros da presidente Dilma Rousseff, dirigentes e parlamentares do partido vão participar do encontro das tendências Construindo um Novo Brasil, Novos Rumos e PT de Luta e de Massa, que compuseram a chapa vitoriosa na eleição interna de 2009.
Um dos assuntos mais polêmicos em pauta deverá ser a proposta, defendida por setores do partido, de limitar a realização de prévias para a escolha de candidatos do PT.
Um grupo, encabeçado pelo deputado Ricardo Berzoini (SP), elabora minuta de reformulação do estatuto do PT, e uma das ideias é criar mecanismos que dificultem esse tipo de consulta.
Dirigentes ouvidos pela Folha, no entanto, acham difícil que essa proposta passe no 4º Congresso Nacional do PT, que acontece em setembro, em Brasília.
"As prévias são uma conquista do PT. Seria um retrocesso na democracia interna mexer nisso. O que se defende é que haja um diálogo para decidir quando as prévias são necessárias e quando é possível construir um consenso", diz o presidente estadual do PT, Edinho Silva.
Já no caso da capital paulista, o esforço do ex-presidente Lula deverá ser para evitar as prévias. O assunto deve dominar o encontro, do qual participam alguns dos pré-candidatos, como a senadora Marta Suplicy.
O seminário também servirá para medir a receptividade, nas alas dominantes do PT, à candidatura de Fernando Haddad à prefeitura, defendida por Lula.
Outra proposta em pauta será a prorrogação, até 2013, dos atuais mandatos dos dirigentes petistas, cuja eleição está prevista para o ano que vem, bem no meio da sucessão municipal.
Comentários