Acesso à telefonia móvel superou a quantidade de habitantes no estado. Há 116 celulares para cada grupo de 100 habitantes em Mato Grosso.
Mato Grosso tem alta de 300% no número de celulares desde 2004
A adesão à telefonia móvel em Mato Grosso aumentou mais de 300% em sete anos. A popularização do sistema fez com que o número de aparelhos comprados saltasse de 894.262 em 2004 para 3,635 milhões em 2011. O resultado, divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), indica que o número de celulares superou o total de habitantes mato-grossenses, que é de 3,035 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Isso quer dizer que há 116 celulares para cada grupo de 100 habitantes em Mato Grosso. Em 2004, para esse mesmo grupo de mato-grossenses, apenas 33,15 tinham acesso à telefonia móvel. Para se ter mais noção do crescimento contínuo, em um ano, a aquisição de celulares aumentou 14,8%, considerando que em 2010 eram 3,165 milhões de usuários.
O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), Eduardo Levy, explica que esse cenário de crescimento ocorre em todo o estado mas em diferentes proporções. Conforme ele, a cada segundo é vendido um celular no Brasil e o interesse pela tecnologia atinge todas as classes sociais, mas ganha ênfase na população menos favorecida. O acesso ao celular ocorre em função da variedade de preços, modelos de aparelhos e planos de acesso.
O sistema pré-pago é o mais pedido pela população mato-grossense. Conforme dados da Anatel, cerca de 85% dos planos possuem pagamentos pré-estabelecidos. De acordo com Levy, Mato Grosso segue uma tendência mundial de países desenvolvidos onde há mais celulares do que habitantes.
O presidente do Sinditelebrasil ressalta que mais da metade dos novos acessos são de pessoas que adquiriram o seu primeiro celular. “Dos 2 milhões de novos planos feito por mês, cerca de 300 mil são para aqueles que já possuem celular”.
Comentários