Silval inaugura o Metropolitano na 3ª
O governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou a inauguração do hospital Metropolitano, em Várzea Grande, para a próxima terça, 2 de agosto. A solenidade deve colocar um ponto final numa espera de mais de 2 anos. Apesar da estrutura física do prédio ter sido concluída ainda em 2009, a unidade não funcionava porque tanto a prefeitura quanto o governo não tinham condições financeiras de equipar e manter o local.
Assim que assumiu a secretaria estadual de Saúde, o deputado federal licenciado Pedro Henry (PP), prometeu que inaugurar a unidade ainda no primeiro semestre de 2011. Para isso, sugeriu a contratação de uma Organização Social de Saúde (OSS). A proposta gerou polêmica e acabou fomentando até mesmo uma greve dos médicos que temiam perder seus empregos, mas acabou sendo adotada.
O Metropolitano será o primeiro hospital do Estado a ser gerenciado por uma OSS. O comando da unidade ficará a cargo do Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (Ipas), que receberá R$ 31,3 milhões mensais do Paiaguás para manter os atendimentos. Serão mais de 70 leitos destinados, principalmente, a casos de traumatologia.
A ideia é que a unidade se torne uma referência para o tratamento ortopédico. A estimativa é que sejam realizadas cerca de 500 cirurgias por mês, incluindo atendimento ambulatorial, serviços de apoio diagnóstico terapêutico e atendimento de urgência e emergência. O trabalho será desenvolvido numa parceria com a Univag, doadora do terreno onde o prédio foi erguido, para fomento à pesquisa e educação.
Comentários