Riva: "Se MT perder VLT será por falta de determinação"
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) disparou duras críticas ao governo do estado do Estado e afirmou que se Mato Grosso chegar a perder a oportunidade de implantar o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), será por pura falta de determinação e pulso firme dos dirigentes estaduais, que segundo ele, estão ‘jogando a toalha’ sem ao menos brigar pelo que supostamente acreditam.
“Eu não jogaria nunca a toalha. Eu diria ao Ministério das Cidades: vocês mandem aí no Ministério, aqui no nosso estado mandamos nós. O modal que nós queremos aqui não é o mesmo que vocês querem, mas queremos o melhor”, disse.
Segundo Riva a falta determinação nesta luta é visível. Um exemplo de determinação para o deputado é Estado do Ceará, que já tomou sua decisão e vai implantar o VLT em Fortaleza. “Eu acho que o governo Federal, a Fifa, o Ministério das Cidades, não tem que dar ‘pitaco’ no modelo de modal que nós vamos escolher. Mato Grosso tem que discutir isso aqui internamente, com suas lideranças, com seu povo. Nós vamos fazer uma audiência pública e mostrar que o VLT é infinitamente melhor que o BRT, e que estão mentindo até para inviabilizar o VLT”, explicou.
O deputado afirma que é mentira que o VLT custa R$ 1,1 bilhão. Ele diz ainda que existem orçamentos confirmando que este tipo de modal não ultrapassaria os R$ 700 milhões para ser implantado em Mato Grosso. “As desapropriações referentes ao BRT são quase impossíveis de serem feitas, a não ser que se haja de forma truculenta, porque eu não vou permitir. Como presidente da Assembleia eu vou lutar para que esse processo seja ouvindo as pessoas. Os proprietários tem que ser ouvidos e eu duvido que vão desapropriar 1,3 mil propriedades pra fazer o BRT”, explicou.
Riva diz acreditar que a sociedade ainda não sabe desse montante de imóveis que será desapropriado para implantação do BRT e de como esse processo deve ser feito. “Eu acredito que quando a sociedade souber de quanto precisa ser desapropriado, e o quanto custa fazer isso, quanto custo verdadeiramente para implantar um e outro modal, não essa farsa ai colocada de R$ 1,1 bilhão, e quando ficarem sabendo verdadeiramente o que é esse BRT, que são esses articulados, esses trambolhos chamados ônibus tenho certeza que muita gente mudará de idéia”, finalizou ele.
Comentários