Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 03 de Agosto de 2011 às 08:31
Por: Alex Fama

    Imprimir


Pela primeira vez neste ano, Mato Grosso deixa de ser líder no ranking do desmatamento na Amazônia detectado pelo sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Dados registrados em junho, mostram que o Pará foi o estado amazônico que mais desmatou com 119,6 quilômetros quadrados. Mato Grosso vem logo em seguida com 81,5 quilômetros quadrados.

Ao todo, foram 312,6 quilômetros quadrados de área devastada distribuída entre os seis estados que tem mata amazônica. Os estados de Rondônia e Amazonas seguem logo atrás com, respectivamente, 64,1 e 41,6 quilômetros quadrados de áreas devastadas. Maranhão contabiliza 5,1 quilômetros quadrados e Tocantins registrou 0,5 quilômetros quadrados de desmate.

Além de cair para o segundo lugar nesta lista do Inpe, o desmatamento registrado por Mato Grosso em junho também mostra uma redução em relação ao índice de maio. Naquele mês, o mesmo Deter detectou o desmate de área de 93,7 quilômetros quadrados. Já o Pará quase dobrou o desmatamento na comparação entre maio e junho. Naquela oportunidade, no estado vizinho foi registrado 65,5 quilômetros quadrados.

Os índices de desmatamento registrado nos últimos meses estão longe de serem comparados com os registrados em março e abril. Naquela oportunidade, conforme Só Notícias já informou, foram registrados 405,6 quilômetros quadrados em março e 480,3 quilômetros quadrados em abril. Estes números fizeram com que a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, viesse até Sinop para lançar uma operação conjunta entre vários órgão como Ibama, Polícia Federal, Força Nacional, Exército para conter os desmatamentos ilegais na região.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/58260/visualizar/