A taxa de alta verificada em Mato Grosso foi superior a do cenário brasileiro que, no acumulado, computou elevação de 9%. “O setor está aquecido, especialmente no interior, em virtude do bom momento pelo qual passa o agronegócio, hoje o carro chefe [da economia no estado]”, declarou o diretor regional da Fenabrave-MT, Paulo Boscolo.
Neste ano, foram emplacados 29.891 veículos entre automóveis (carros de passeio) e comerciais leves (caminhonetes). Na relação, estão também 2.210 caminhões, 466 ônibus e 33.414 motos. O estado responde, atualmente, por 2,04% do total de emplacamentos realizados no país.
A expectativa é que neste segundo semestre a tendência de alta seja mantida. Se a projeção do setor se confirmar, estima-se alta de 8% a 10% para novos emplacamentos, frente a 2010. “Se neste segundo semestre o ritmo for mantido, devemos fechar o ano com alta”, acrescentou o dirigente. O aumento do poder de compra dos consumidores, bem como o desempenho positivo dos demais setores da economia podem contribuir.
“Este crescimento traduz tanto o aumento no poder de compra como também mostra que todos os setores estão em franca expansão, com todas as atividades tendo crescimento”, contextualizou o presidente.
Julho
No mês de julho deste ano, o estado verificou incremento no número de emplacamentos, frente a junho também de 2011. Avançou de 9.717 para outros 10.178, correspondendo a uma ligeira alta de 4,74%. Contudo, o diretor da Fenabrave em Mato Grosso lembra que o cenário não reflete a realidade de mercado. Isto porque, muitos veículos comprados ainda no mês anterior foram emplacados somente em julho, devido a greve do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Capital
Já em Cuiabá, de acordo com a Fenabrave-MT, foram 2.651 emplacamentos no último mês. Desse total, 1.329 referem-se a automóveis, 466 a comerciais leves, 52 diz respeito a caminhões, 24 são ônibus e 780 motocicletas.
Comentários