China lidera vendas de automóveis no semestre; Brasil é o 5º
A China liderou o comércio automotivo no período. Com uma alta de 7,1% em relação ao primeiro semestre do ano passado, o país vendeu cerca de 6,9 milhões de unidades. O número é cerca de quatro vezes maior do registrado no mercado brasileiro.
Os dados para o mercado chinês se referem apenas a carros de passeio. Para os outros países, a consultoria inclui os veículos comerciais leves.
Os Estados Unidos foram o segundo no acumulado do semestre, com alta de 12,8% na comparação com igual período de 2010.
O mercado japonês conseguiu manter a terceira colocação apesar dos impactos do tsunami do começo do ano. Com o fornecimento de peças e a produção afetados, as vendas sofreram queda de 27,8%, para 1,9 milhão.
O crescimento de 11% garantiu a Alemanha a quarta colocação, posição que o país chegou a perder para o Brasil na comparação mundial para o período acumulado entre janeiro a outubro do ano passado.
Com uma alta de 16,3%, a Índia, na sexta colocação, diminuiu a distância do mercado brasileiro para menos de 200 mil unidades.
Os dados da Rússia comprovam o aquecimento do setor nos emergentes. O país, oitavo colocado, registrou uma alta de 55% na comparação entre os dois períodos.
Comentários