Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 03 de Agosto de 2011 às 21:29

    Imprimir


O Ministério da Fazenda divulgou nota nesta quarta-feira para esclarecer que o governo não estuda fazer qualquer mudança de conteúdo e nem de data na aplicação das medidas cambiais anunciadas no último dia 27 de julho.

No entanto, o subsecretário da Receita Federal, Sandro Serpa, disse que está em estudo no Ministério da Fazenda a mudança da data para recolhimento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre operações com derivativos --contratos feitos no mercado futuro--, que começaria em 5 de outubro.

"Está sendo estudado, não há uma definição ainda", afirmou Serpa.

Na semana passada, o governo publicou uma medida provisória que permite aumentar a alíquota do IOF em até 25% sobre operações com derivativos, contratos feitos no mercado futuro. Os derivativos podem proteger as empresas de grandes perdas, mas puxam o dólar para baixo porque "apostam" na sua queda e influenciam o mercado.

Com a medida, as empresas exportadoras que, por exemplo, fizerem contratos derivativos apostando na queda do dólar apenas para cobrir o valor de suas exportações, não serão atingidas. A medida tem como alvo as operações com derivativos cambiais, que possuem influência na formação da taxa de câmbio.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/58175/visualizar/