Prefeito não garante implementação imediata de propostas para o trânsito
O prefeito José Carlos do Pátio (PMDB) recebeu nesta terça-feira (2) das mãos dos vereadores o relatório sobre a situação do trânsito no município preparado pela Comissão Especial de Trânsito da Câmara Municipal. Pátio discursou sobre o que já implantou no setor e que as mudanças propostas poderão ser implementadas gradativamente.
A prioridade, segundo o prefeito, é a Avenida Bandeirantes, com relação aos retornos existentes na via que oferecem perigo e causam acidentes. Outras ruas e avenidas citadas no relatório como pontos críticos com relação a acidentes de trânsito – Avenida Goiânia e MT 270, entre outras – também serão priorizadas com sinalização e demais necessidades.
O prefeito, no entanto, lembrou que já colocou quase quatro mil novas placas, comprou maquinário para pintura de sinalização, normatizou leis relacionadas ao aeroporto, taxistas e mototaxistas, aprovou o projeto Rotativo Rondon de estacionamento na área central e está concluindo uma rotatória e dois redutores de velocidade na Avenida Júlio Campos.
Os vereadores lembraram de dados importantes do relatório, como o número alto de veículos que circulam no município, cerca de 145 mil. Reginaldo Santos (PPS) disse que Rondonópolis é proporcionalmente o município que mais arrecada IPVA, no entanto, o governo estadual repassa apenas o institucional. “Há três anos o governo do Estado não investe no trânsito do município”, criticou.
A circulação de carretas na região central, proibido por lei municipal, foi uma das questões cobradas pelo vereador Lourisvaldo Manoel de Oliveira (Fulô) ao prefeito e ao secretário municipal de Trânsito, Rodrigo Lugli. O secretário também se comprometeu a atender a lista do padre Lothar Bauchrowitz sobre a construção de redutores.
A cidade recebeu recentemente 26 lombadas e foi aprovada a contratação de pedreiros para mais serviços no setor. A criação do Fundo Municipal de Trânsito, já aprovada, também vai garantir melhorias, segundo Zé Carlos do Pátio. “A prioridade hoje são os pedestres e o transporte alternativo, depois o transporte pessoal. Mas vamos acompanhar todas as prioridades propostas e gradativamente o que for importante vamos aplicar”.
Relatório
Os altos números de acidentes no trânsito de Rondonópolis, sendo 2.036 somente nos primeiros quatro meses do ano, levaram a formação de uma Comissão Especial de Trânsito pela Câmara Municipal de Vereadores. O relatório aponta que ações de educação, fiscalização e engenharia devem ser empregadas para solucionar os problemas e preservar a vida no trânsito.
O levantamento levou cerca de quatro meses e também envolve questões sobre o estacionamento no quadrilátero central, sinalização e educação no trânsito. Os dados apontaram ainda que, em 2010, 31% dos acidentes se concentraram em apenas 10 vias da cidade.
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