Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Segunda - 08 de Agosto de 2011 às 14:28

    Imprimir


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), por meio de seu escritório local em Poconé, realizou uma visita técnico-pedagógica na propriedade do senhor Manoel Benedito da Silva (56 anos) e sua esposa Dalva Lúcia de Oliveira Silva (51 anos).

A Chácara 5 irmãos fica na Comunidade Beija-flor, no município de Poconé (102 km da capital Cuiabá), e seo Manoel adquiriu a propriedade com recurso do crédito fundiário em 2006 e desde então, recebe as orientações técnicas da Empaer. Com o recurso do Pronaf A, aplicou a cultura da banana e pela dificuldade da falta de irrigação, a cultura nem chegou a ter produção.

Em 2009 foi implantado a Unidade Didática de Sustentação Econômica (UDSE) da cultura de abacaxi, que faz parte da metodologia do Projeto Vida Nova, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “O experimento da UDSE vai verificar se dá certo e se o agricultor dá conta de continuar sozinho, as famílias devem receber no mínimo 3 visitas técnicas por ano. A plantação ainda é toda orgânica e hoje seo Manoel vive exclusivamente com o que ele produz em sua propriedade”, explicou o supervisor local da Empaer de Poconé, José Daniel Dalri.

Foi oferecido ao agricultor, a oportunidade de testar a produção com apenas meio hectare. Houve uma revitalização, que significa avaliar e continuar a cultura que hoje tem um hectare com aproximadamente 21 mil pés de abacaxi, que é vendido a R$ 18,00 a dúzia direto ao consumidor. No início seo Manoel foi resistente e não acreditava que pudesse dar certo, pois ele nunca havia trabalhado com abacaxi. “Eu não acreditava porque eu nunca tinha trabalhado com abacaxi, porque a gente desde criança estava acostumado com roçar, queimar e plantar. Então de uns anos pra cá a gente ta aprendendo a não queimar e o mais importante pra mim hoje é ver que meu filho caçula o Darlan, que tem 17 anos, não pensa em sair daqui, ele está estudando e ajudando em tudo na nossa roça”, destacou seo Manoel.

Os técnicos da Empaer ensinaram a tecnologia de produção e conscientizaram a família sobre a viabilidade da cultura do abacaxi. Paralelo a isso, foi disponibilizado à ele, mudas de banana do laboratório da Empaer para verificação e acompanhamento das variedades: thap maeo, prata anã, fia 18, caipira, nanicão e tropical. Dessas se destacou a thap maeo. Seo Manoel começou a produção de banana com apenas 3 (três) mudas e hoje ele já comercializou quase 200 mudas. E tem produção na entre safra.

Há um ano, com a instalação do poço artesiano, melhorou a questão da irrigação e seo Manoel pôde começar a horta comercial de alface e cebolinha. A propriedade ainda conta com produção de castanhas de cumbaru, galinha e ovos caipiras, que são vendidos em Poconé nos supermercados, cooperativas, merenda escolar, feiras e direto ao consumidor.

O objetivo da implantação da unidade é apresentar a comunidade uma cultura ou atividade econômica inexistente na região, acompanhar o desenvolvimento até obter resultados financeiros positivos para as famílias rurais. Este é um exemplo de assistência técnica e extensão rural de sucesso!

Na região de Poconé 129 famílias e 189 agricultores estão sendo atendidas pela Empaer.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/57812/visualizar/