Micro-ondas permitem desenvolver computador quântico
Um grupo de cientistas apresentou, nesta quarta-feira, inovações que poderiam simplificar o desenvolvimento de futuros computadores quânticos, máquinas que seriam muito mais rápidas do que as atuais.
Segundo estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica britânica "Nature", um grupo de físicos conseguiu, pela primeira vez, intrincar os íons (átomos portadores de cargas elétricas), de forma que toda a ação sobre um dos íons dá, instantaneamente, uma informação sobre seu "gêmeo", independentemente da distância que os separa.
Isso se conseguiu manipulando-os com micro-ondas em vez dos habituais raios laser.
Para os futuros computadores quânticos, uma "tecnologia micro-ondas miniaturizada similar à utilizada nos smartphones" poderia substituir as volumosas e custosas instalações a laser, segundo comunicado do NIST (Instituto Nacional de Normas e da Tecnologia dos Estados Unidos), instituto ao qual pertencem os autores do estudo.
Dessa forma, é possível conceber computadores quânticos pequenos como um smartphone e máquinas sofisticadas que poderiam ser reduzidas ao tamanho de um PC de escritório.
Comentários