Entre os prêmios estão bicicletas, MP3, telefones celulares e livros. Conforme a 19ª Zona Eleitoral do município, a finalidade do curso é estimular o exercício de cidadania dessas crianças que futuramente participarão da escolha dos representantes da sociedade. As escolas devem entregar as redações escolhidas à 19ª zona eleitoral de Tangará da Serra, no dia 30 de setembro.
Os resultados serão divulgados no dia 7 de outubro no cartório eleitoral do município. Deverão ser selecionadas três redações de cada categoria pelas escolas. As produções dos estudantes deverão ter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas, o gênero textual poderá ser escolhido pelo concorrente.
Os alunos que concorrerem deverão levar em consideração nas suas produções os critérios de coerência com o tema proposto, criatividade, coerência gramatical, legibilidade e obediência ao número de linhas do material. Os participantes serão divididos em duas categorias, sendo que a primeira abrangerá alunos do ensino fundamental e a segunda, alunos do ensino médio.
Para a representante da zona eleitoral de tangará da Serra essa é uma forma de concretizar a democracia. “A idéia é provocar a competição no ambiente escolar sobre os assuntos que englobam a sociedade. Salientar que tudo envolve a política, que vamos escolher alguém que vai cuidar da saúde, da segurança, da educação da nossa família e demais pessoas. Os alunos precisam ter essa noção de responsabilidade”.
Não poderá participar membros da comissão avaliadora, professores e colaboradores, como também parentes de até segundo grau dos organizadores.
Comentários