Em entrevista ao ‘Bom Dia Brasil’, o oncologista Jacques Tabacof esclarece o tipo de câncer diagnosticado no ator Reynaldo Gianecchini.
Câncer que atinge Gianecchini tem 80% de chances de cura, diz médico
Esta semana, os brasileiros ouviram falar muito de um tipo de câncer: o linfoma. O ator Reynaldo Gianecchini, de 38 anos, foi diagnosticado com a doença. De acordo com o último boletim médico, o estado geral do ator é bom. Na segunda-feira (15), ele deve começar a quimioterapia contra o linfoma.
O Bom Dia Brasil conversou com o oncologista Jacques Tabacof, diretor do Centro Paulista de Oncologia, para falar do assunto. “Linfoma é um câncer do sistema linfático. Nosso organismo tem um sistema muito bem estruturado para nos defender das infecções de bactérias, fungos e vírus. Dentro desse sistema, temos células, entre elas os linfócitos. Quando estes sofrem um processo de câncer, surge o linfoma”, explica o especialista.
“São doenças altamente tratáveis com quimioterapia, com radioterapia e com anticorpos monoclonais”, diz o médico. “Com o diagnóstico perfeito, a classificação e o estadiamento, dá para os médicos planejarem o tratamento”, aponta.
No caso do linfoma não Hodgkin, que foi o diagnosticado no ator Reynaldo Gianecchini, “hoje nós temos altas chances de cura com a perfeita classificação e estadiamento, e o tratamento correto, temos remédios que atingem especificamente os linfócitos-B. Com os anticorpos monoclonais, a curabilidade tem aumentado. Há cura em 80% dos casos, em um grupo como um todo”, explica o oncologista Jacques Tabacof.
Veja no vídeo a íntegra da entrevista com o médico.
Comentários