BNDES apura se a crise tem afetado o investimento das empresas
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai fazer um estudo nas próximas semanas para descobrir o motivo da queda no número de consultas e desembolsos e aprovações feitas ao banco no primeiro semestre de 2011.
A intenção, segundo o presidente da entidade, Luciano Coutinho, é saber se a crise mundial está afetando os planos de investimento de empresas brasileiras.
A afirmação de Coutinho foi feita durante o anúncio, na tarde desta sexta-feira, do lucro de R$ 5,3 bilhões no primeiro semestre deste ano.
RECORDE
O resultado foi 47,8% maior que o do primeiro semestre de 2010 e o "melhor historicamente do banco", afirmou Coutinho.
Os principais fatores do resultado foram o crescimento de 119,6% no resultado de participação societárias, chegando a R$ 2,5 bilhões, e a reversão da previsão de risco de crédito, obtida em parte pela melhoria da classificação de risco de crédito de empresas com que o banco tem negócios.
Countinho afirmou que as perspectivas para o segundo semestre são de forte investimento em infraestrutura.
Segundo o presidente do BNDES, esse setor da economia tem seus investimentos definidos a longo prazo e, por isso, é menos influenciado pela conjuntura, como os problemas enfrentados atualmente pela economia internacional.
Comentários