Deputado do PT compara ação da PF a "arbitrariedades da ditadura"
O deputado federal Carlos Zaritini, um dos pré-candidatos do PT a prefeito de Paulo, comparou neste sábado a ação da Polícia Federal na Operação Voucher a "arbitrariedades cometidas na época da ditadura".
Zaratini abriu seu discurso na caravana petista com os pré-candidatos em Cidade Tiradentes (zona leste da capital) brandindo a Primeira Página da Folha em que aparecem as fotos de seis dos presos na ação da PF no Ministério do Turismo sem camisa e com um papel com seus nomes.
"Há muito tempo não se via tanto abuso quanto nesta operação da Polícia Federal. Isso remonta às arbitrariedades cometidas na ditadura", disse.
Ele cobrou do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), também petista, que "tome uma atitude para que haja o fim nessas arbitrariedades".
"Se não nos indignarmos, em breve vamos ver de novo a tortura legalizada no nosso país", disse.
IMAGENS
Neste sábado, o governo do Amapá afirmou em nota que abrirá uma sindicância para apurar o vazamento de fotos de presos na Operação Voucher.
As imagens foram publicadas em um jornal do Amapá na sexta-feira e mostram alguns dos detidos sem camisa, segurando placas com seus nomes.
Entre os presos que aparecem nas fotos está o secretário-executivo do ministério, Frederico Silva da Costa, e o ex-presidente da Embratur Mário Moysés.
As fotos foram feitas no Instituto de Administração Penitenciária, que é administrado pelo governo estadual.
Ontem, a presidente Dilma Rousseff considerou inaceitável o vazamento de fotos.
Deflagrada na terça-feira (8), a Operação Voucher prendeu um total de 36 pessoas, em São Paulo, Brasília, Curitiba e Macapá. Eles já foram soltos.
Ao todo 38 mandados de prisão foram expedidos na ação que envolveu 200 policiais. Duas pessoas seguem foragidas.
As investigações começaram em abril e apontaram possíveis irregularidades em um convênio de R$ 4,45 milhões firmado entre o Ministério do Turismo e o Ibrasi (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável).
Comentários