Pacientes com problemas renais que utilizam o transporte disponibilizado pela prefeitura de Cuiabá para ir ao local onde se submetem ao tratamento estão enfrentando dificuldades na locomoção.
Eles reclamam que os veículos são velhos e também que não está sendo cumprido os horários de busca. De acordo com a Secretaria de Saúde de Cuiabá, ao todo, 47 pacientes que fazem hemodiálise usam este serviço, outras 16 pessoas estão na fila de espera para ter acesso ao auxilio.
A dona Maria da Paz é uma das pacientes que necessita do serviço. Ela tem insuficiência renal e sem o tratamento, ela corre o risco de morrer. Maria mora no bairro Parque Cuiabá e o local onde faz o tratamento fica do outro lado da cidade.
Dona Maria não tem outra forma de chegar ao local se não for por meio do transporte da prefeitura. "Terça-feira eu só fiz duas horas de hemodiálise, quarta-feira eles vieram me buscar às quatro horas da tarde para fazer só uma hora, o correto é fazer quatro horas [por sessão]. Eles querem mudar o horário da clinica que não é deles”, relatou a paciente.
Outro lado
O Secretário Adjunto de Saúde de Cuiabá, Euze Carvalho, explicou que o serviço era terceirizado e o contrato com a empresa responsável pelo transporte venceu há dois meses e, por isso, a prefeitura tem feito o transporte com veículos próprios. Ele ainda disse que o serviço será normalizado nos próximos dias. “A gente colocou à disposição os veículos que nós tínhamos. A partir da semana que vem teremos essa situação regularizada com transportes mais adequados para a condução desses pacientes”.
Comentários