Prefeitos se convencem de que VLT é mais viável na Grande Cuiabá
Os prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande estão convencidos de que vale o esforço pela implantação do Veiculo Leve sobre Trilhos, o VLT, como principal investimento dentro do projeto de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. Francisco Galindo, de Cuiabá, e Sebastião dos Reis Gonçalves, de Várzea Grande, anunciaram apoio ao projeto, principalmente por ter melhor custo benefício na tarifa.
Os dois prefeitos se reuniram no final de semana com o presidente da Agência Executiva de Projetos da Copa do Mundo do Pantanal, Eder Moraes, e receberam todas as explicações sobre o projeto e sua comparação com o Bus Rapid Transport, o BRT, veículo articulado que conta com forte lobby junto ao Governo Federal. Moraes aproveitou o encontro e fez um balanço geral dos trabalhos da agência, atualizando os dois prefeitos.
Galindo disse que visualizou com clareza as vantagens e benefícios para a população de Cuiabá e Várzea Grande, inclusive com relação a tarifas e operacionalização. “Sou favorável ao VLT. Me sinto convencido e passo a defender o VLT " declarou o prefeito de Cuiabá, que havia se queixado de ter ficado à margem dos debates sobre o sistema modal de transporte de massa.
"O governador Silval Barbosa ,caso autorize o VLT , vai dar um presente para Várzea Grande e Cuiabá e entrará para a história como um legado que beneficiará o nosso povo. Ele vai realizar o sonho dos usuários do sistema coletivo de ter um transporte de qualidade," reforçou o prefeito de Várzea Grande.
Segundo Moraes, a reunião com Galindo e Zaeli foi produtiva e esclarecedora. “De forma muito transparente apresentamos as vantagens e desvantagens de um modal em relação ao outro e os prefeitos sentiram-se convencidos e demonstraram apoio total à possível mudança," disse Eder Moraes.
Após ter acompanhado o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, em Brasília (DF) em visitas a vários Ministérios, entre eles, Transportes, Cidades , Esporte e Casa Civil , o presidente da Agecopa cumpriu a determinação do governador. Diante da eminente possibilidade de mudança no modal de transportes para a Copa 2014, Silval Barbosa o incumbiu de expor os projetos detalhadamente aos prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande.
Comentários