Prefeito quer campanha para divisão de Mato Grosso
O presidente da Associação dos Municípios do Norte Araguaia (AMNA) e prefeito de Querência, Fernando Gorgen (PR), anunciou sua vontade de realizar uma campanha em prol da formação do estado do Araguaia. Ele entende que a região é rica e pode se tornar uma das maiores fronteiras agrícolas do país e para ‘despertar esse leão" o republicano defende uma nova divisão de Mato Grosso.
Gorgen se animou em retomar esse assunto diante da movimento em prol da criação de mais dois estados com a divisão do Pará dando origem aos territórios do Tapajós e Carajás para tanto será convocado um plebiscito para ouvir a população paraense. Segundo Gorgen, a região Norte Araguaia há muito tempo pede a criação do estado do Araguaia porém a idéia é sempre sucumbida por lideranças políticas da capital que são contra uma nova divisão do estado.
Entretanto, Gorgen explica que uma nova divisão não causaria prejuízos a Mato Grosso porque diminuiria a despesas e teria como o governo aplicar melhor os recursos contemplando outras regiões do Estado. O republicano está disposto a reunir prefeitos, vereadores e deputados simpáticos à proposta do estado do Araguaia. “Vamos fazer uma campanha com adesivos, panfletos e outdoors para despertar esse sentimento na população”, completou.
O prefeito de Querência ressalta que a campanha depende da participação do povo para ganhar força e se tornar uma realidade. Sobre quais municípios estão inclusos, Gorgen disse que o projeto capitaneado pela AMNA é diferente do anteprojeto do ex-senador Mozarildo Cavalcanti que colocava Sinop no Araguaia e inclui os municípios que estão às margens do rio Araguaia de fato e começaria em Alto Araguaia até Vila Rica, na divisa com o Pará.
O prefeito ponderou que essas cidades estão à margem do progresso e criação do estado do Araguaia dará um novo ânimo para região. Gorgen disse que a idéia sai fortalecida do Norte Araguaia e deve ganhar força nos próximos dias no leste de MT.
Um dos beneficios com a criação do novo estado seria redução das distancias. Hoje a maioria dos municípios do Norte Araguaia estão há mais de mil quilômetros de Cuiabá.
O estado do Araguaia teria inicialmente 33 cidades: Alto Araguaia, Ponte Branca, Araguaínha, Ribeirãozinho, Pontal do Araguaia, Torixoréu, Barra do Garças, Araguaiana, General Carneiro, Campinápolis, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Querência, Ribeirão Cascalheira, Água Boa, Canarana, Alto da Boa Vista, Nova Nazaré, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antônio, Santa Terezinha, Luciara, São Felix do Araguaia, Confresa, Porto Alegre do Norte, Gaúcha do Norte, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Cocalinho e Vila Rica. E mais os municípios goianos de Baliza, Bom Jardim e Aragarças que estão próximas ao rio Araguaia.
Comentários