EUA barram carregamento de carne bovina exportada pela JBS
Os Estados Unidos rejeitaram e determinaram a devolução de uma carregamento de carne processada de uma unidade do frigorífico JBS de Barretos (SP). A carga foi barrada após as autoridades sanitárias norte-americanas terem detectado níveis do vermífugo ivermectina acima do permitido. A informação foi confirmada pela JBS.
Segundo a assessoria da JBS, a empresa foi informada na sexta-feira passada. A companhia afirma que a devolução do contêiner com cerca de 20 toneladas de carne enlatada é um caso isolado e que tem adotado todas as recomendações do acordo entre Brasil e EUA. A JBS informou ainda que as exportações para os Estados Unidas estão mantidas e que novos carregamentos estão sendo enviados para o país.
Os altos níveis de ivermectina na carne bovina processada já causaram o embargo do produto pelos Estados Unidos durante sete meses em 2010. O governo e as companhias foram obrigados a adotar uma nova revisão de avaliação do nível do vermífugo, reduzido de 100 partes por bilhão para 10 partes por bilhão, como exigido pelos norte-americanos. Com isso, em 24 de dezembro do ano passado, o embargo ao produto foi suspenso.
O Ministério da Agricultura informou que até agora o governo foi notificado apenas da rejeição dessa carga da JBS e que acompanhará o caso. O secretário de Defesa Agropecuária informou que fará reuniões com representantes da indústria de carne bovina e das companhias farmacêuticas de produtos veterinários.
Comentários