Eles conseguiram pular o muro e ainda não foram localizados; fugas são constantes
Quatro menores infratores fogem do Complexo Pomeri
Quatro menores infratores conseguiram fugir, na manhã desta quarta-feira (17), do Complexo Pomeri, localizado no bairro Carumbé, em Cuiabá. Segundo informações da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), os menores conseguiram pular o muro, fugiram e ainda não foram recapturados.
Dois menores têm 16 anos, um 17 e outro, 15. A secretaria não soube informar os crimes que eles cometeram. Três dos menores residem em Várzea Grande e um, em Santo Antônio do Leverger (27 km ao Sul de Cuiabá).
A assessoria informou que foi aberto um procedimento administrativo para apurar a situação em que ocorreu a fuga. Inclusive, se houve auxílio de servidores ou omissão.
Também foi informado que a Sejudh solicitou que a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) atue com máxima urgência na recaptura dos menores. O Pomeri abriga, atualmente, 204 adolescentes em internação definitiva e provisória.
Perigo constante
As fugas no Complexo Pomeri não são novidades. No início do mês, oito menores, com idades entre 14 e 17 anos, tentaram fugir do local.
Eles tentaram fugir da ala 2: abriram um buraco na parede de uma das celas, que dá acesso à área externa do complexo, com auxílio de um cabo de rodo.
A tentativa foi frustrada: cinco detentos foram recapturados por policiais militares e agentes educadores, após pularem o muro que cerca o complexo. Já os outros três foram pegos quando tentavam fazer o mesmo que os colegas.
Em setembro de 2010, cinco menores fugiram da ala 2: eles romperem a grade de segurança e pularam o muro. Uma semana antes, 6 adolescentes que cumpriam pena por roubo fizeram um buraco na parede e usaram uma corda artesanal, conhecida como "maria-teresa", feita de capa de colchão, e pularam o muro.
Em 2008, 10 adolescentes conseguiram fazer dois buracos nas celas onde estavam e saíram para uma ala externa e pularam o muro. Dez dias depois, foi a vez de quatro menores fugirem da ala 1.
O Secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, já divulgou em entrevista, que o Estado recebeu do Governo Federal recursos no valor de R$ 7,5 milhões para construir uma unidade socioeducativa em Várzea Grande. O objetivo da construção da nova unidade, diz a nota, é desafogar o Complexo Pomeri, em Cuiabá.
“Vamos investir R$ 7,5 milhões para construir um Centro de Ressocialização em Várzea Grande, que abrigará 50 menores”, conta Diógenes
O novo prédio deverá ter capacidade de internação definitiva, com ampla infraestrutura para atendimento educacional e atividades artísticas e esportivas.
Comentários