Programa forma jovens bailarinos em comunidades carentes
O Núcleo de Artes Cênicas Sebastian, em Osasco (SP), é uma ONG que usa a arte-educação para a inclusão de crianças e adolescentes carentes.
Funciona como uma escola de dança que segue padrões internacionais para a formação profissional de jovens bailarinos.
Para os fundadores do núcleo, a dança possibilita trabalhar aspectos culturais, emocionais e sociais (além de, obviamente, os físicos), para o desenvolvimento integral desses jovens e tem potencial para ser uma futura fonte de renda.
Entre outras vantagens, o balé vai além do exercício físico. Exige memória, expressão, mobiliza as emoções e desenvolve a criatividade.
O programa do núcleo, oferecido aos alunos de seis a 17 anos da rede pública de ensino de Osasco, foi idealizado como uma formação de dez anos. É mantido por uma parceria da Sebastian Produções com o Instituto C&A, prefeitura de Osasco e Ministério da Cultura e da empresa Meritor.
Para participar, a criança passa por uma audição pública. As selecionadas têm aulas de balé clássico e moderno, dança contemporânea, capoeira, música, teatro e história da dança.
A partir dos 15 anos, os alunos entram para o Corpo de Baile do núcleo, que monta um espetáculo por ano, apresentado no Teatro Municipal de Osasco e, no ano seguinte, levado às escolas públicas do município.
Para o espetáculo de 2011, o núcleo está preparando, pela primeira vez, uma coreografia própria, a adaptação para balé do livro "O Caso da Borboleta Atíria", de Lúcia Machado de Almeida.
Será uma espécie de rito de passagem para a primeira turma de formandos. São as crianças que entraram em 2003, primeiro ano de atividades do projeto e, ano que vem, sairão de lá como profissionais de dança.
Comentários