Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 18 de Agosto de 2011 às 16:39

    Imprimir


Foi aprovado em segunda votação na Assembleia Legislativa projeto de lei que altera dispositivos sobre a lei da piscicultura em Mato Grosso e da também sobre a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentado da Aquicultura e da Piscicultura, o Pró-Peixe. O projeto, agora aguarda sanção governamental. Autor do projeto, deputado Sérgio Ricardo (PR) explica que as adequações vai facilitar o acesso do pequeno produtor à atividade da piscicultura, que já é uma realidade no Estado.

Conforme o parlamentar, a ideia é desonerar os pequenos empreendimentos de piscicultura, do alto custo com taxas e contratação de profissionais, para os projetos de licenciamento e permitir que muitas pisciculturas já existentes, mas que pela impossibilidade de regulamentação possam se legalizar e assim passar a fazer parte da estatística produtiva do Estado. De acordo com o Ministério da Pesca, em Mato Grosso existem 1,5 mil produtores atuando no setor, porém desse total somente 300 possuem a licença ambiental. A produção anual de pescado atinge a casa de 33 mil toneladas e coloca o Estado no 5º lugar do ranking nacional.

Destacou também que as alterações estão em conformidade co m as determinações da Resolução 413 do Conama, que dispõe sobre o licenciamento ambiental da aquicultura.

A proposta define o tipo de piscicultura classificadas como pequena, média e grande. A pequena piscicultura com até cinco hectares de lâmina d’água e represa com até 1000 metros cúbicos de água em tanque rede serão dispensadas do pagamento de taxas referentes à outorga de captação de água e diluição de afluentes. Estas também serão dispensadas do licenciamento ambiental. Para isso, elas deverão preencher cadastro junto ao órgão governamental competente.

Outra alteração é quanto a garantia de assistência técnica que caberá ao Estado disponibilizar técnicos capacitados e a infraestutura necessária para elaboração dos projetos com a finalidade de atender as pequenas pisciculturas. Devido ao número reduzido de técnicos para avaliar os processos de licenciamento ambiental na Secretaria de Estado de Meio Ambiente- Sema, a proposta visa ainda delegar a órgãos municipais, mediante convênio, o cadastro ambiental para pequena piscicultura em Mato Grosso.

O parlamentar informou ainda que o governo do Estado através Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) já lançou o pregão presencial para aquisição de 1,6 milhão de alevinos que deverão ser distribuídos aos produtores que já estão com seus tanques regularizados. (Com Thiara Raquel Prado) W.S
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/56790/visualizar/