Estado investe na modernização do sistema de revistas nas unidades prisionais
Secretário Paulo Lessa (2º dir. p/esq.) faz entrega de Banqueta detectora de metais a diretores de cadeias da região, durante o Governo Itinerante Rondonópolis, MT - O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, entregou na manhã desta sexta-feira em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá) detectores de metal, em forma de banqueta, para diretores de seis unidades prisionais na região sul. Os detectores serão utilizados na revista de familiares e amigos em visita aos detentos, evitando constrangimento principalmente às mulheres.
A ação integra a agenda do Governo Itinerante instalado nesta manhã desta sexta-feira (19.08) na sede da Prefeitura pelo governador Silval Barbosa, acompanhado de secretários de Estado que participam de reuniões e audiências.
Os equipamentos foram distribuídos para as cadeias públicas de Juscime, Jaciara, Dom Aquino, Pedra Preta, Alto Garças e Alto Araguaia. O secretário Paulo Lessa ressaltou que os equipamentos facilitarão os trabalhos de vigilância na entrada dos presídios, para impedir a entrada de celulares, chips e até mesmo armas. “Gera mais segurança e controle no sistema prisional
Os detectores fazem parte de um lote de 108 equipamentos adquiridos por meio de uma parceria entre a Sejudh e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça. A maior parte destas banquetas já foi distribuída.
A Cadeia Pública de Alto Araguaia tem atualmente cerca de 80 reeducandos e, em média, em torno de 50 pessoas visitam aos domingos os detentos. Ao receber os equipamentos, o diretor da cadeia, Fábio William, disse destacou que as revistas serão facilitadas. “Vai acelerar a revista e, de certa forma, evitar tumultos”, afirmou.
Comentários