Aumento do efetivo é resultado do último concurso público em MT, diz comandante
Governo do Estado vai colocar mais de mil PMs nas ruas
Dentro de aproximadamente um mês, Mato Grosso será beneficiado com mais de mil novos policiais militares, que irão reforçar o quadro da Segurança Pública no Estado.
Só para a Baixada Cuiabana, serão destinados 700 novos soldados, que serão distribuídos nos seis batalhões metropolitanos, que integram os Comandos Regionais 1 e 2 da PM, além dos batalhões especializados, como o de Operações Especiais (Bope), Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam), Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), Batalhão Ambiental e Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran).
O reforço no contingente policial já estará nas ruas a partir do dia 12 de setembro, segundo informações do comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Osmar Lino Farias. O oficial observou que os novos militares serão distribuídos nas unidades da Polícia Militar, de acordo com a necessidade de cada região.
O acréscimo para Segurança Pública é resultado do último concurso público realizado pelo Governo do Estado para a área, em 2010, que oportunizou o ingresso de quase dois mil profissionais na corporação.
Já são quase seis meses de Curso de Formação, que começou em fevereiro deste ano, em 12 cidades de Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Primavera do Leste, Rondonópolis, Cáceres, Pontes e Lacerda, Juína, Sinop, Alta Floresta,Tangará da Serra e Vila Rica. Esses cursos capacitam os novos militares para prática da atividade policial.
Nesta semana, o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, esteve na aula do Curso de Formação de Soldados da PM de Primavera do Leste (240 km de Cuiabá), encerrando o ciclo de palestra ministrada aos mais de mil alunos distribuídos nas 12 cidades, onde acontecem a formação, que termina no próximo dia 5 de setembro.
"O curso acontece nas cidades escolhidas pelo aluno, quando fizeram a inscrição no concurso, e é uma forma de fixar o policial no local onde ele irá atuar”, observou o comandante Farias.
Em todas as palestras ministradas nos cursos de Formação de Soldados, o secretário Diógenes Curado levou aos alunos um pouco da sua experiência policial, além de destacar a estrutura da Segurança do Estado, passando pela importância do curso de formação, a evolução e as políticas de Segurança Pública, estrutura da Sesp, até os segmentos que integram a pasta, como o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Polícia Comunitária e o projeto social Rede Cidadã.
“Essas palestras são para que conheçam um pouco mais sobre o Sistema de Segurança Pública, no qual irão atuar”, disse o secretário, aos 35 alunos do Curso de Formação de Soldados em Primavera do Leste.
Segundo o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar de Primavera do Leste, tenente-coronel PM Marcos Roberto Gonçalves, essas palestras são uma oportunidade ímpar para os alunos conhecerem melhor a estrutura da Segurança no Estado. “Queremos fazer um trabalho diferenciado. Os alunos já estão interagindo com a comunidade, atuando dentro da filosofia de polícia comunitária”, disse.
Em Primavera do Leste, dos 35 alunos, 18 ficarão na cidade e os demais serão designados aos municípios vizinhos, como Gaúcha do Norte, Paranatinga, Campo Verde e Santo Antônio do Leste.
A meta do Governo do Estado é que, até a Copa do Mundo 2014, seja realizado outro concurso público ao ano para ingresso de mais profissionais na área da Segurança Pública.
Com informações da Secom-MT
Comentários