Bombeiros comemoram 47 anos de criação em Mato Grosso
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso comemorou na última sexta-feira (19.08), 47 anos de criação da instituição no Estado. O evento aconteceu no Quartel do Comando Geral, em Cuiabá, com a assinatura do protocolo de intenções pelo secretário de Estado de Cultura, João Malheiros, e o comandante geral da instituição, coronel BM Carlos Alexandre Rodrigues, para a publicação da obra literária da história do Corpo de Bombeiros Militar.
A Secretaria de Estado de Cultura disponibilizará recursos financeiros para custear as ações e atividades a fim de elaborar o lançamento da literatura e avaliar os resultados do processo de execução do objeto. O Corpo de Bombeiros vai elaborar projeto conforme normas do Conselho Estadual de Cultura e oferecer a estrutura, a logística e o apoio institucional para a realização das ações e atividades.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros também fez o lançamento do cartão postal, composto por sete fotos, que retrata o encontro de gerações de equipamentos operacionais do Corpo de Bombeiros, resgatando a história da primeira viatura até os veículos atuais.
A foto principal combinou os materiais operacionais, os bombeiros em cima da ponte Sérgio Motta, na divisão de limites entre Cuiabá e Várzea Grande, que simboliza a união dos dois municípios com um atendimento rápido e de qualidade.
Durante a solenidade também foi entregue a 40 personalidades do Estado o diploma ‘Amigo do Bombeiro’, criado com o propósito de homenagear autoridades civis, militares, eclesiásticas e cidadãos que tenham contribuído direta ou indiretamente para o êxito das ações de natureza operacional ou social desenvolvidas pela instituição.
“Neste momento especial de nossa história destaco a presença de alguns bombeiros que participaram da criação da instituição, que tem uma história de superação e enfrentamento às dificuldades e principalmente de amor à população mato-grossense”, disse o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Carlos Alexandre Rodrigues.
HISTÓRIA
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso foi criado dentro da Polícia Militar em 19 de agosto de 1964, por meio da Lei Nº 2184, e destinava-se ao serviço de extinção de incêndio e salvamento.
Em setembro de 1965 foi constituído o efetivo da instituição pormenorizada da Companhia Independente do Corpo de Bombeiros da PMMT. Em fevereiro de 1967, passou a funcionar operacionalmente a Companhia Independente do Corpo de Bombeiros da PMMT, com o quadro efetivo de 42 homens e tendo como o primeiro comandante do então 2º tenente PM Amilton Sá Corrêa.
Corpo de Bombeiros-MT
Comentários