Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 24 de Agosto de 2011 às 09:26
Por: Vivian Lessa

    Imprimir


A produção de pescado em Mato Grosso deve aumentar 8,5% em um ano. A estimativa é que sejam produzidos 38 mil toneladas de peixes por ano no estado, considerando uma produção atual de 35 mil toneladas. O crescimento contínuo do setor fez o Mato Grosso subir uma posição no ranking nacional, alcançando a 5ª colocação entre os que mais produzem pescado no país. Em 2009, com um a produção de 17 mil toneladas, o estado ficava na 6ª posição.

O superintendente do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) em Mato Grosso,Valter Santana, explica que o setor precisa de uma lei que regulamente a atividade. Desta forma, ele acredita que o projeto de Lei nº 125/2011, de autoria do deputado Sérgio Ricardo (PR), que altera dispositivos da Lei nº 8.464 que dispõe, define e disciplina a piscicultura e aquicultores em Mato Grosso, é fundamental para o crescimento da produção pesqueira mato-grossense. A medida, que já foi aprovada na Assembleia Legislativa, aguarda a sanção do governador do estado, Silval Barbosa.

Para ele, a legislação iria propiciar aos aquicultores a alternativa do crédito para o fomento da atividade. Além disso, acredita que a medida poderia trazer muitos psicultores para a formalidade. A vice-presidente da Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat), Maria da Glória Bezerra Chaves, que participou da elaboração do projeto também pontua a importância da lei para o setor. “Temos o potencial de aumentar para 40 mil toneladas de pescado ao ano se muitos psicultores saíssem da informalidade”. Outro ponto importante, segundo ela, é que a lei poderá reduzir o custo para estar forma na atividade, que chega a R$ 10 mil ao ano.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/56310/visualizar/