Hospital está a 7 meses sem receber repasse do Estado
O Hospital Municipal de Barra do Bugrês (168 km de Cuiabá) está desde janeiro deste ano sem receber a verba do Governo do Estado, para auxiliar nas despesas com atendimento de pacientes da região. A unidade hospitalar atende a demanda de pelo menos seis municípios próximos, incluindo a cidade de Tangará da Serra, que não tem hospital credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a secretária de Saúde do Município, Luciana Souto, em 2010 o governo repassava à administração municipal R$ 80 mil e, neste ano, a unidade hospitalar ainda não recebeu nenhum auxílio, pois o secretário de Estado (SES), Pedro Henry, determinou que fosse feita uma avaliação para que o valor fosse reajustado.
“Foi feita uma nova reestruturação, pois tinha hospital que nem era referência e recebia verba do Estado”, afirmou a secretária, ao lembrar que a portaria do convênio foi publicada em Julho e o repasse foi reajustado para o valor de R$ 236 mil. A primeira parcela já foi empenhada e aguarda apenas o depósito em conta.
Luciana disse ainda que esteve na semana passada em Cuiabá e, conforme dados da Secretaria de Saúde, o governo aguarda apenas saldo financeiro para realizar o depósito da verba. “Não é má vontade, passa apenas por uma limitação do Estado”.
O secretário Pedro Henry, confirmou que o repasse já foi empenhado e aguarda liberação da Secretaria de Fazenda (Sefaz) para que seja efetuado o depósito.
O hospital é a referência na região para atendimentos de urgência e emergência, bem como ortopedia e traumatologia e atende demanda das cidades de Porto Estrela, Arenápolis, Denise, Santo Afonso e outras.
Comentários