Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 26 de Agosto de 2011 às 15:57

    Imprimir


Todos os anos, cerca de 40.000 estudantes brasileiros vão estudar fora do país. Esse tipo de viagem costuma ser uma bela experiência de vida. Para a maioria dos alunos, é a primeira oportunidade real de aprender a se virar longe da família. Eles conhecem pessoas de outra cultura e, o melhor de tudo, adquirem fluência numa língua estrangeira. No próximo sábado, 27 de agosto, 25 adolescentes mato-grossenses partem para Coquitlam, no Canadá, em busca desta vivência.

De acordo com o diretor da BTS Intercâmbio, Valeriano Martins, responsável pelo grupo que irá participar do programa High School, esta é a melhor opção para quem pretende mergulhar na cultura de um país. “É necessário estar cursando o ensino médio e ter entre 15 e 18 anos. Em geral, os alunos de boas escolas particulares brasileiras não têm problemas para acompanhar as aulas”. Para o diretor, outra vantagem de estudar fora é o aprimoramento da língua estrangeira. Parte do grupo vai permanecer no Canadá por seis meses, outros por um ano.

O High School permite que o adolescente curse um período letivo numa escola de Ensino Médio no exterior. Além de cumprir as matérias do currículo, o adolescente vivencia o dia-a-dia como cidadão do país escolhido, fazendo novas amizades, participando das atividades sociais, culturais e desportivas.
Todas essas possibilidades despertaram o interesse da jovem Camila Colla, de 17 anos. “Tenho certeza que a experiência em outro país irá contribuir com o meu futuro profissional, além de proporcionar novas amizades e principalmente experimentar a responsabilidade por meus próprios atos e um período de autonomia”, destaca.

Opinião compartilhada por Suellen Varnier, também de 17 anos, de mora em Tangará da Serra. A irmã mais velha passou pela experiência, viajando também pela BTS Intercâmbio. “Estou bastante empolgada. Acredito que será um período bastante proveitoso e buscarei aproveitá-lo da melhor maneira”, afirma.

Decisão - Fazer um intercâmbio é muito mais do que ir para outro país estudar ou trabalhar. Ter uma experiência em outro país transforma sua visão de mundo, amplia a cultura, faz o jovem rever seus valores e abre sua cabeça para novas ideias e crenças. Foi levando em consideração aspectos como estes que levou os pais destes jovens a optar pelo intercâmbio. 
“Planejamos uma experiência de um intercâmbio que considero essencial para nossa filha, que está começando a vida, em que dificuldades e problemas ocorrerão, mas sabemos que isso vai ser importante para seu próprio crescimento, pois só amadurecemos diante das dificuldades que a vida nos impõe”, declara Samira Martins, mãe de Yasmim, intercambista.

Já Lusandira Cavalcanti di Anniballi, mãe de José Carlos D. Filho, está enviando o filho pela terceira vez para um intercâmbio. Na primeira ele viajou para Córdoba, na Espanha, ficando lá 30 dias, depois Inglaterra, também por 30 dias. “Desta vez, ele vai para o High School, ficará por mais tempo para aprimorar o inglês. Acreditamos que essas experiências irão contribuir muito para o futuro dele”, avalia.
O destino - O Canadá é um dos países mais procurados por brasileiros que desejam estudar no exterior. Os preços são, geralmente, mais baixos que nos EUA e Europa, além de ser um dos poucos países do mundo onde se pode estudar dois idiomas ao mesmo tempo: o inglês e o francês.
Os canadenses carregam uma mescla de tradições indígenas, francesas e inglesas. Some a isso a invasão explícita da cultura estadunidense e você encontrará um país multicultural.
Dono de uma natureza exuberante, o Canadá agrada a qualquer turista com sua riqueza de montanhas, formações rochosas, florestas, planícies, desertos, praias e a fronteira gelada e selvagem ao norte do país.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/56084/visualizar/