Criança indígena de quatro anos morre queimada em aldeia Xavante
Uma criança morreu queimada após um incêndio em duas casas de palha, em uma aldeia Xavante, em Barra do Garças (503 Km de Cuiabá). A ocorrência foi registrada pela família (25) na central de atendimento da Polícia Militar (PM).
De acordo com a familiares, o fato ocorreu na noite de quarta-feira (24) na aldeia Nossa Senhora de Guadalupe, na reserva São Marcos. Monani Tsudzawe’re, de 4 anos, filho de João Aparecido João Aparecido Tsudzawe’re, 30 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
A irmã de João Aparecido, Pascoalina Tsudzawe’re, contou aos policiais que o incêndio começou quando todos já estavam dormindo. O pai tentou salvar a criança mas acabou se queimando. Não se sabe ao certo o motivo do incêndio. Ainda são comuns os índios morarem em casas de palha e tábuas. Em algumas aldeias os índios utilizam velas e lamparinas que podem causar incêndios.
Os feridos do incêndio foram encaminhados para o Pronto Socorro de Barra do Garças onde foram atendidos. A Fundação Nacional da Saúde Indígena (Funasa) não se manifestou sobre o assunto.
Comentários