Cerca de 85% dos presos são reincidentes,afirma Lessa
O secretário de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Paulo Lessa, apresentou na manhã dessa sexta-feira (26), durante a 5ª Semana de Ressocialização, em Cuiabá, um dado alarmante para Mato Grosso e uma das principais preocupações da pasta. Segundo ele, aproximadamente 85% dos reeducandos são reincidentes.
“Precisamos acabar com os índices de reincidência no Estado e voltarmos para os patamares suportáveis”, afirmou o secretário, ao ressaltar que o a meta é reduzir os números para 40% até o ano de 2014.
Lessa destacou ainda que das três finalidades que a pena possui; fazer o reeducando refletir sobre o que fez; ser exemplo para que outras pessoas não cometam o mesmo crime; ressocializar; o terceiro ponto é o de maior problema em Mato Grosso.
Na tentativa de solucionar a problemática, a secretaria tem desenvolvido vários projetos voltados principalmente para a reinserção do preso na sociedade. Outras medidas adotadas são quanto a reforma, ampliação e construção de cadeias públicas e presídios.
De acordo com o secretário, em breve, o Centro Socioeducativo de Várzea Grande deve ser inagurado, bem como as cadeias públicas de Juína e Pontes e Lacerda.
Comentários