Gás natural voltará a circular em MT
A partir do próximo dia 12, enfim, a Usina Termelétrica de Cuiabá Governador Mário Covas voltará a funcionar. O anúncio foi feito pelo governador Silval Barbosa (PMDB). Segundo ele, ainda nesta segunda (29, no Rio de Janeiro, será assinado o último contrato entre a Petrobrás, Governo Boliviano, e a Pantanal Energia selando um acordo para que seja dado início à distribuição de 2,2 milhões de m³/dia de gás natural. “Temos acompanhado há um bom tempo essa situação e traçado estratégias para a retomada das atividades da usina. Hoje chegamos ao final deste impasse”, ressaltou.
A novela envolvendo o governo de Mato Grosso e o boliviano perdura a tempos, prejudicando a população e empresas que precisam do gás. O fornecimento foi interrompido em 2007, depois que o presidente da Bolívia Evo Morales passou à estatal Yacimientos Petrolíferos e Fiscales Bolivianos (YPFB) a propriedade, posse e comercialização do gás natural boliviano. “Foram realizadas várias viagens à Bolívia com o objetivo de estabelecer um acordo com o governo boliviano para que a Termelétrica volte a funcionar”, disse o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf.
Estima-se que apenas em Cuiabá pelo menos três mil carros utilizam o gás como combustível. Cerca de 10% desta frota são de táxis.Agora, por meio do novo contrato, a Petrobrás fica com a concessão da distribuição do gás necessário para o funcionamento da usina por dois anos. A quantia liberada, segundo o governador, é suficiente para retomar o funcionamento da usina, que pode produzir até 480 megawats, e suprir a demanda de 60% do Estado.
Comentários