Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 30 de Agosto de 2011 às 10:18

    Imprimir


O curso de Fisioterapia da Universidade de Cuiabá (UNIC) Tangará comemora a aprovação do projeto “Avaliação de Moradores de Tangará da Serra, Para Melhoria, Prevenção de Doenças e Orientação Para Cuidados Fisioterapêuticos”, fornecida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT).

O projeto é coordenado pela professora Tatiana Ortiz, em parceria com os professores, Fábio Diamantino, Daniela Pinheiro, Roseli Carvalho, Cleudimar Rosa e com apoio da diretora da unidade, Sônia Furquim.

Segundo Tatiana Ortiz, o objetivo deste projeto é fazer uma integração entre os alunos de Fisioterapia e participantes da liga de cardiologia, pneumologia, neurologia e sexualidade. Além de atualizar os conhecimentos dos estudantes, esta ação fará com que sejam colocados em prática os conhecimentos sobre morfologia.

O estudo recebeu verba da FAPEMAT para ser realizado durante um ano inteiro: “Isso demostra a importância do trabalho em pesquisa científica, dando suporte aos nossos alunos e na atuação do curso de Fisioterapia com a comunidade local”, afirma Tatiana. A iniciativa irá ajudar a instruir e diagnosticar a população tangaraense sobre temas relacionados à saúde, como tabagismo - considerado fator de risco para doenças cardíacas -, distúrbio do sono, doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos. Ainda como apoio será oferecido tratamento médico e fisioterapêutico para os casos diagnosticados durante a execução do projeto.

Para o coordenador de Fisioterapia da UNIC, Fábio Ferreira Diamantino, este será o primeiro de vários projetos que o curso encaminhará à FAPEMAT. Os alunos passarão por treinamento e estudarão cada atividade realizada, além de promover o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo em relação às questões sociais. ”Esta é a hora de mostrar a cara do nosso projeto, pois passamos a ter uma grande responsabilidade com a FAPEMAT, o que comprova nosso compromisso social. A UNIC Tangará, representada pelo curso de Fisioterapia, mais uma vez vem contribuindo com a formação de profissionais preocupados com as questões sociais”, comemora Fábio.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/55901/visualizar/