Com o resultado, o Carrefour alertou para uma queda de 15% no lucro operacional deste ano, enquanto reduz preços na tentativa de recuperar participação de mercado em meio a um ambiente econômico "cada vez mais desafiador".
De acordo com comunicado que acompanha os resultados, a companhia foi impactada por encargos de 884 milhões de euros em função principalmente de perdas com as operações na França, Grécia e Itália.
O lucro operacional da companhia apresentou um recuo de 22% no período, chegando a 772 milhões de euros no primeiro semestre ante os 989 milhões de euros registrados em um ano antes.
As vendas apresentaram um aumento de 2,3% no período, passando de 38,710 milhões de euros no primeiro semestre de 2010 para 39,607 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano.
"O Carrefour conseguiu aumentar suas vendas, graças aos mercados emergentes, mas os resultados globais não foram satisfatórios, pressionados por um desempenho fraco na França e por itens não recorrentes", disse o presidente e diretor executivo, Lars Olofsson, em um comunicado.
"Estamos implementando um novo plano de ação na França para recuperar competitividade e tráfego em nossos hipermercados e nos adaptando a um ambiente econômico cada vez mais desafiador", disse Olofsson. A França responde por 44% das vendas do Carrefour.
Apesar dessas estratégias, o grupo estima uma queda de 15%.
Outros continentes
Fora da Europa, as vendas cresceram 13% na América Latina. Na Ásia, o crescimento das vendas foi de 7,7%.
O presidente-executivo do grupo, Lars Olofsson, afirmou nesta quarta-feira que a empresa não precisa de parceiros no Brasil, mas está revendo todas as oportunidades de crescimento no país.
Ele acrescentou que a nomeação de Pierre Bouchut como diretor de mercados emergentes reflete os planos para acelerar o crescimento nessas economias.
*Com informações da Reuters e do Valor Online
Comentários