Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 01 de Setembro de 2011 às 11:56

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da superintendência de Gestão de Pessoas, promove nesta sexta-feira (02.09) o lançamento do mapeamento dos profissionais do Sistema Penitenciário e Socioeducativo, através do Programa de Prevenção e Gerenciamento do Estresse. A ação, voltada à saúde ocupacional visa estimular a qualidade de vida dos servidores e consequentemente, ampliar a qualidade dos serviços prestados.

A cerimônia de lançamento terá início às 9h, no salão Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás. O evento contará com a presença da Dra. Marilda Lipp, Ph D em Psicologia pela George Washington University e Pós-doutorada em Estresse Social pelo National Institute of Health. A profissional fará a supervisão dos trabalhos em Mato Grosso. O mapeamento será realizado através da Consultoria do Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS), entidade especializada em promover a profilaxia e o tratamento do estresse excessivo. Participarão da amostragem do programa 220 servidores selecionados de forma aleatória.

O mapeamento consiste em avaliações psicológicas que avaliam o nível de estresse, nível de qualidade de vida e as fontes estressoras ocupacionais. No primeiro momento cerca de 20% do efetivo será mapeado, gerando um banco de dados, a partir do qual, a empresa consultora apresentará um relatório com os apontamentos diagnosticados nas avaliações respondidas. Posteriormente o programa terá continuidade até alcançar a totalidade do quadro funcional. Os servidores que apresentarem algum nível de estresse serão encaminhados para as intervenções previstas no Programa como workshop, treino de controle do stress, circuito de qualidade de vida.


O Programa de Prevenção e Gerenciamento do Estresse é uma iniciativa do Governo Federal. Através da Secretaria Nacional de Segurança Pública disponibilizou em 2008 recursos de convênio para que os Estados desenvolvessem ações voltadas ao manejo do estresse. Mato Grosso foi o pioneiro na implantação e desenvolvimento do Programa em agosto de 2009. Entretanto, devido ao fato de se tratar de recurso de convênio do Fundo de Segurança Pública, o Sistema Penitenciário e Socioeducativo não tinham até então sido contemplados.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/55681/visualizar/