Incêndio destrói parque em Cuiabá
Um incêndio que começou no bairro Santa Isabel, em Cuiabá já destruiu boa parte da reserva ambiental no parque Plínio Pitaluga, dentro da Vila Militar, no bairro Jardim Flamboyant, nas proximidades do Círculo Militar. Uma viatura do Projeto Quadrante só chegou ao local por volta das 10h50, após mais uma hora desde os primeiros chamados de moradores que acionaram o Exército e o Corpo de Bombeiros. O medo era que as chamas atingissem a rede de alta tensão.
A demora é justificada pelo comandante do Centro Integrado de Ocorrências e Segurança Pública (Ciosp) tenente Noel Gomes de Oliveira, devido outros 4 incêndios urbanos em andamento nesta quinta-feira onde equipes e viaturas também foram acionados para atender. Entre eles, um bairro Água Vermelha, em Várzea Grande. Outros 3 em Cuiabá, no Novo Horizonte, no Parque Ohara, e ainda em um região de chácaras na rodovia Palmiro Paes de Barros.
No parque tem uma pista de caminhada e moradores que frequentam o local diariamente relatam que ali também existem diversos animais como pequenos roedores que agora têm seu habitat ameaçado. Uma moradora relatou ao GD que as chamas alcançaram vários metros de altura queimando árvores e a vegetação seca. O medo era que o fogo atingisse sua casa ou os fios de alta tensão.
Também relatou o “descaso” dos bombeiros que ao receber mais ligações diziam que já sabiam da ocorrência, já que outros moradores também já haviam ligado pedindo ajuda. Ela explica que o fogo foi colocado por moradores do Santa Isabel que faz divisa com o Flamboyant. Garante que a situação ocorre com frequência, já que os “irresponsáveis” não se preocupam nem mesmo com a proibição e risco de serem multados e responder criminalmente por atear fogo em local e época proibida.
Outro lado: Tenente Noel Gomes de Oliveira nega que tenha ocorrido demora no atendimento no Jardim Flamboyant. Explica que os moradores não consideram o atendimento Projeto Quadrante, como trabalho dos bombeiros. Afirmou que por volta das 12h um carro pipa do quadrantes e dois brigadistas, entre eles um bombeiro, já estavam no local e reforço já estava a caminho para ajudar a conter o fogo.
Comentários