Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Quinta - 01 de Setembro de 2011 às 14:29
Por: Vivian Lessa

    Imprimir


Os suinocultores de Mato Grosso pedem a isenção de imposto na conta de energia elétrica e a subvenção do governo para a compra do insumo. A reivindicação foi repassada ao secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar de Mato Grosso (Sedraf), José Domingos, em reunião com o setor nesta quarta-feira (30), em Cuiabá. O pedido tem a intenção de reduzir os prejuízos na cadeia produtiva da carne suína mato-grossense.

O custo de produção acima do preço de venda do animal e o embargo das exportações de carne para a Rússia são os principais empecilhos que estão reduzindo a rentabilidade do setor. “A manutenção desse problemas, sem uma política do governo direcionada para a a atividade, pode fazer com que muitos produtores mato-grossenses desistam de investir na suinocultora”, explica o diretor da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues.

Conforme ele, foi solicitada que o governo estadual não cobre mais o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidentes sobre a conta de energia elétrica, que chega a 12% a alíquota. Ele aponta que a redução da pauta do suíno para R$ 2,36 o quil, não beneficiou a categoria, já que o preço de base continua acima do que é comercializado no mercado, que é de R$ 1,85/kg. “O governo fala que não tem como isentar o imposto mas vai perder mais na arrecadação se não ajudar a suinocultura. Muitos produtores grandes estão saindo da atividade”, avisa.

Além disso, Rodrigues ressalta que o governo federal deveria criar uma nova modalidade de comercialização do milho. “Temos a opção dos leilões, compra de balcão e de venda. Estamos pedindo a alternativa do produtor pagar um valor de prêmio para comprar o milho quando dos estoques do governo quando achasse necessário”.
 
 





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/55667/visualizar/