Para PT, corrupção é obstáculo ao governo Dilma
Documento apresentado pelo comando do PT aponta a corrupção como um dos desafios a ser superados pelo governo da presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, a corrupção "degenera o sistema político brasileiro".
O documento foi apresentado à Executiva Nacional do PT como proposta de resolução para o 4º Congresso do partido, que será aberto nesta sexta-feira (2) em Brasília.
Segundo a proposta de resolução, para (o governo) atingir seus objetivos, "é preciso enfrentar e superar obstáculos muito difíceis, entre os quais se destacam os impactos deletérios da crise internacional e do capitalismo neoliberal; a influência do pensamento conservador nos meios de comunicação; a corrupção que degenera o sistema político brasileiro; a regressividade do sistema tributário e seus impactos na política pública; a influência que a especulação financeira segue tendo sobre a economia nacional".
O documento --que depende de aprovação dos delegados do partido-- afirma ainda que "com o atual sistema de financiamento privado de campanha, a cada eleição renovam-se e reproduzem-se os esquemas de corrupção, vinculando financiamentos ilegais a compromissos não públicos de eleitos com suas fontes financiadoras".
"O voto em pessoas, não em partidos, é a grande arma dos políticos fisiológicos", afirma.
No documento, o PT propõe uma "campanha pública pela iniciativa popular de novas leis". E apresenta 12 propostas, entre as quais "a reforma política", o combate à corrupção, a regulação dos meios de comunicação e "uma nova regulamentação republicana do capital financeiro no Brasil, através de mudança da composição do Banco Central, de seus procedimentos, operações e do grau de subordinação ao poder soberano".
Comentários