“Draga” ameaça ribeirinhos de Praia Grande em VG
Moradores da comunidade ribeirinha de Praia Grande, Distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande estão revoltados e prometem bloquear o acesso à rodovia MT 050, caso o desmate ilegal da mata ciliar as margens do rio Cuiabá continue. Motivo: uma draga de uma empresa particular há tempos inferniza a vida dos pescadores locais com uso de equipamento flutuante móvel para retirada de areia e cascalho.
Além da degradação do meio-ambiente e a escassez de peixe o tráfego ininterrupto de carretas com seis eixos, pesando mais de 100 toneladas, também se tornou um problema.
O asfaltamento da rodovia MT 050, que dá acesso a Praia Grande, atendeu uma antiga reivindicação dos moradores, mas, pelo descaso das autoridades, tende a virar pó. A pavimentação asfáltica está se deteriorando e os buracos já são recorrentes, a final, são doze horas por dia de trânsito pesado.
Moradores informam que inúmeras reclamações já foram feitas as Secretarias Estadual do Meio-Ambiente (Sema) e Secretaria de Infraestrutura, mas os anseios da comunidade se quer foram atendidos e até o momento nenhuma providência foi tomada.
Sem a devida fiscalização dos órgãos competentes, a empresa responsável pela draga tenta silenciar a exploração desenfreada com pagamentos de cerca R$ 1.500 a cada morador da região que autoriza o manejo considerado ilegal. Contudo a comunidade ribeirinha promete uma mobilização e próximo sábado, dia três de setembro haverá uma reunião para tentar conter o problema.
Comentários