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Economia
Sexta - 02 de Setembro de 2011 às 14:15

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A participação de automóveis e comerciais leves flex nas vendas de carros novos no país recuou em agosto para 82,7% do total, ante 83,1% no mês anterior e 86,5% no mesmo intervalo no ano passado, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira pela Fenabrave (federação das concessionárias).

No acumulado do ano, o segmento respondeu por uma fatia de 83,5%, patamar inferior ao registrado em igual período em 2010 (86,4%).

Um dos motivos dessa redução é o aumento na quantidade de carros importados no mercado brasileiro, sem a opção de modelos flex.

A escalada do preço do etanol também pode ter contribuído para essa diminuição, levando o governo a anunciar nesta semana a redução de 25% para 20% do teor de álcool anidro misturado à gasolina vendida nos postos do país.

Em plena safra, o preço do etanol hidratado e do anidro vendido nas usinas atingiu o maior preço de agosto desde 2003, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP. O litro do hidratado estava saindo da usina por R$ 1,24 e o do anidro por R$ 1,43, ambos sem frete e impostos, de acordo com dados de 26 de agosto.

NOVO RECORDE

As vendas de veículos novos, que englobam automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, bateram mais um recorde para meses de agosto (327,4 mil unidades) e no acumulado do ano (2,371 milhões), com acréscimo de 4,7% e de 8,0% sobre igual período em 2010.

Considerando apenas os emplacamentos de automóveis e comerciais leves, a Fiat ocupa a liderança do mercado nos oito primeiros meses do ano, respondendo por 22,44% do total de licenciamentos, seguida de perto pela Volkswagen (20,66%). Na terceira colocação aparece a GM (18,39%), à frente da Ford (9,42%) e da Renault (5,12%).

 






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