Sávio e Riva divergem em audiência para discutir sistema de transporte
Sem falar em nome do MPE, Domingos Sávio resolveu comparecer à audiência, na condição de “cidadão cuiabano”, para defender com "unhas e dentes" a escolha do Bus Rapid Transit (BRT), com corredores exclusivos para ônibus, em detrimento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – modelo da preferência dos presidentes da AL e Agecopa, José Riva e Eder Moraes, respectivamente, além do próprio governador Silval Barbosa (PMDB).
O promotor alega ter recebido um estudo, elaborado a pedido da própria Agecopa, ao custo de R$ 250 mil, que aponta para a viabilidade de implementação do BRT, num comparativo com o VLT. Domingos Sávio denuncia que, num segundo momento, foi encomendada a realização de estudo semelhante, a outra empresa, mas desta vez para atestar que há capacidade de implantação do VLT. A Agecopa gastou R$ 1 milhão neste segundo levantamento, sustenta o promotor. “Todos analisaram o projeto do BRT e, de repente, se para tudo aquilo que foi feito há um ano? Não existe sequer um projeto sólido do VLT, tudo terá que ser refeito”, critica.
Ele também garante ter dados do Ministério das Cidades que apontam para o custo de R$ 600 milhões na implementação do BRT e de R$ 1,4 bilhão na do VLT. Segundo o promotor, o Estado não pode se dar ao luxo de optar pelo modelo sobre trilhos. “Eu quero andar numa BMW como Eder, presidente da Agecopa, mas não posso, não tenho condições financeiras para isto”, ironiza, ao lançar mão da metáfora para explicar o motivo que o leva a defender o BRT. Na avaliação dele, os gestores deveriam usar o dinheiro que pretendem aplicar no VLT em setores essenciais, como saúde, educação e segurança. “A cidade está destruída e caindo aos pedaços, com tantas carências não podemos gastar tanto dinheiro no VLT”, argumenta Domingos Sávio.
Diante das declarações do promotor, Riva não se conteve. Segundo ele, as discussões em torno do VLT começaram em 2009, mas não prosseguiram por falta de determinação do governo estadual. O deputado também garante que o custo do VLT não passa de R$ 700 milhões. “Não sei da onde o senhor tirou este valor de R$ 1,4 bilhão”, reagiu. Riva também contrapôs a afirmação de Domingos Sávio de que a Assembleia já aprovou o BRT. “Os deputados só deram aval para o Estado contrair o empréstimo necessária para elaborar o projeto”, sustenta.
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