A Polícia Civil indiciou o advogado Acácio Alves de Souza, 34 anos, por suspeita de ser o mandante (co-autor) da execução a tiros do prefeito de Novo Santo Antônio, a 1.063 km de Cuiabá, Valdemir Antônio da Silva (PMDB), no dia 23 de julho. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (2) pelo delegado de São Félix do Araguaia, Wilyney Santana Borges, responsável pelo inquérito policial.
Borges disse ao G1 que o advogado negou qualquer envolvimento no crime em depoimento à polícia nesta semana. Ainda segundo o delegado, a polícia trabalha com a hipótese de que o crime foi cometido por desavenças políticas. "Durante a investigação, constatou-se que Acácio chegou a ser demitido, pelo prefeito assassinado, do cargo de procurador do município de Novo Santo Antônio", elencou, sem dar mais detalhes sobre o inquérito.
O advogado Ulisses Rabaneda, que defende o ex-procurador suspeito de envolvimento no crime, reafirmou que o seu cliente se considera inocente. Ele também contestou o fato de uma suposta animosidade entre eles ter motivado o crime. O suspeito chegou a ter a prisão preventiva decretada, que foi revogada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT).
Outras duas pessoas também foram ouvidas nesta semana pela polícia. Eles são suspeitos de colaborarem com o crime de forma indireta. Algumas diligências devem ser feitas antes da conclusão da investigação, conforme informou o delegado.
Continuam na delegacia os dois homens presos, dias após o crime, suspeitos de executarem o prefeito. A dupla presa pela Polícia Civil já possui antecedentes criminais. Um dos suspeitos já chegou a ser preso por receptação e tráfico de drogas. O outro tem passagens por furto e roubo. Ambos estão presos na cadeia de Nova Xavantina, a 651 km da capital.
Crime
O prefeito Valdemir Antônio da Silva, 54 anos, popularmente conhecido como "Quatro Olhos", foi executado na presença dos filhos no dia 23 de julho. Dois homens armados entraram na residência dele e dispararam tiros a queima-roupa contra o prefeito.
Esta não foi a única execução de prefeito neste ano em Mato Grosso. O prefeito de Nova Canaã do Norte, a 696 km da capital, Antônio Luiz Cezar de Castro (DEM), o Luizão, foi morto quando estava em uma festa realizada no município, no dia 6 de agosto.
Comentários