Pesquisador de TV revela que o movimento agora é diferente, mais alinhado ao contexto
Nu masculino vira verdadeira febre nas novelas
A nudez masculina - que andava sumida dos folhetins desde o início dos anos 2000 com o fim da novela Kubanacan (de Carlos Lombardi na Globo) - voltou com força total.
Pesquisador de teledramaturgia e autor do livro Quem Matou... O Romance Policial na Telenovela (Editora Annablume), Claudino Mayer defende a onda atual de homens pelados em entrevista ao R7.
- Hoje em dia há um contexto, uma verdade. É pertinente. As novelas estão muito baseadas na realidade e não há como fugir disso. Não é apenas uma arma para aumentar a audiência como antigamente.
Mayer se refere às tramas das sete de Carlos Lombardi, que abusavam do corpo masculino para tentar conquistar uns pontinhos a mais no Ibope.
- Em Uga-Uga [exibida em 2000] e Kubanakan [2003] os personagens iam quase sem roupa até a uma reunião importante. Era forçado e não passava uma verdade. Era gratuita e cansou o telespectador.
Mas o especialista não nega a questão do desejo, que está embutida na nudez.
- A nudez masculina instiga o público feminino e o masculino também. Ninguém gosta de ver ninguém feio. Todo mundo quer ver gente bonita na TV. Mas isso hoje em dia não é mais determinante em questão de audiência. Vivemos a era Pós-Lombardi agora. O autor de novela gosta de ser ousado, abusado e a nudez joga com isso. Os personagens são tão reais hoje em dia que pedem isso.
Em entrevista ao jornal carioca Extra, o ator Thiago Fragoso contou que surgir nu em O Astro foi uma catarse.
- Estou muito feliz por termos encontrado uma maneira original de fazer uma cena que está no hall das grandes cenas da TV brasileira. Tive que fechar os olhos e me jogar... Estar nu me levou a um estado de vulnerabilidade que era muito importante... E ter o retorno dos meus colegas e da direção, emocionados com a cena, foi especialmente gratificante... Foi uma catarse!
A nudez do personagem de Malvino Salvador se justifica, segundo Mayer, pelo fato de ele querer "lavar a alma" da ex-mulher, Teodora (Carolina Dieckmann). O fato de ele ficar descamisado o tempo todo é também pertinente.
- Ele é sempre focado em situação despojada. É comum um homem ficar sem camisa em casa. Mas sempre que deixa sua residência, ele coloca uma camisa.
O mesmo critério vale para o personagem de Dudu Azevedo, que só entra na trama no fim do mês.
- O ator fará um lutador de vale-tudo. Os colegas dele vivem se exercitando sem camisa. Não tem como fugir dessa realidade. O personagem tem vida própria.
Márcio (Thiago Fragoso) choca os convidados ao surgir nu em festa de O Astro. Foto Reprodução de TV
Na novela Vidas em Jogo (Record), o personagem Ernesto - vivido pelo ator Leonardo Vieira - já apareceu algumas vezes só de cueca, em cenas num motel com sua amante, Divina (Vanessa Gerbelli).
- Ninguém fica de roupa num motel, por exemplo. Vi a cena e não foi forçada. Convenceu.
O mesmo panorama é encontrado em Morde & Assopra, cujo o personagem Josué (Joaquim Lopes) surge muito de samba-canção por ser objeto de desejo de Áureo (André Gonçalves).
E você sabe tudo sobre os descamisados da TV? Prove se divertindo com o nosso quiz abaixo!
Comentários