Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Quinta - 08 de Setembro de 2011 às 18:20
Por: Vinícius Tavares

    Imprimir


O serviço de fiscalização veterinária e fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) liberou, a partir de ontem (7/9), as importações de cinco plantas frigoríficas de abate de bovinos e uma fábrica de ração do Brasil. Nenhuma planta frigorífica situada em Mato Grosso está, no entanto, entre as cinco que receberam permissão para voltar a produzir carne para aquele país.

A falta de informações oficiais a respeito do embargo russo aos produtos matogrossenses tem sido extremamente prejuiciais aos frigoríficos e aos municípios. Com os estoques cheios, as empresas estão praticando preços muito abaixos dos de mercado, tendo acelerada perda de competitividade e demitindo trabalhadores.

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou não ter sido notificada pelo órgão de fiscalização russo a respeito do calendário de liberações da comercialização dos produtos brasileiros.

Segundo a assessoria de imprensa do Mapa, não são claros os critérios adotados pelas autoridades russas para os embargos e permissões e nem os motivos da demora em retornar à normalidade.

As informações sobre a liberação das cinco plantas estão disponíveis no site do órgão, que ampliou para 35 o número de plantas frigoríficas brasileiras de bovinos que podem exportar para o mercado russo. Apenas uma unidade de abate de suínos continua habilitada. No caso da exportação de frango, são 14 plantas.

O Rosselkhoznadzor liberou quatro plantas do JBS. A de SIF (Sistema de Inspeção Federal) 504 fica em Ituiutaba (MG), a de SIF 3181 fica em Naviraí (MS), a de SIF 4.400 é de Campo Grande (MS) e a de SIF 862 fica em Goiânia (GO). Outra planta liberada é a de SIF 545, que pertence à Rodopa Exportação de Alimentos e Logística. A fábrica de ração liberada é a de SIF MG 05709, que fica em Três Corações e pertence à empresa Total Alimentos. (Com informações do G1).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/54993/visualizar/